sábado, 21 de agosto de 2010

Biopsia

           A biopsia trata-se de um procedimento cirúrgico, onde “a coleta do material” à ser pesquisado, poderá ser realizada por profissionais da Medicina, de diversas especialidades e também por profissionais da Odontologia.

          Através da biópsia, realiza-se a coleta de uma amostra de tecido, ou células, líquidos, etc. localizados em várias regiões do organismo, de órgãos internos ou externos, como por exemplo: extração de “pintas”, verrugas, ou coleta de fragmentos em um exame de endoscopia, para posterior identificação e análise, chegando-se então à um laudo esclarecedor de determinada patologia, tais como: neoplasias, formação inadequada de células, ou tecidos descaracterizados,ou ainda, diagnósticos de formações benignas.

         Este exame é indicado com a intenção de diagnosticar-se vários tipos de doenças, desde as mais inofensivas, como formação de verrugas ou cistos, até as mais complicadas, como neoplasias. Porém a grande maioria de resultados finais, são mais compatíveis com patologias simples, sendo assim, nem sempre a solicitação de uma biópsia estará relacionada com diagnósticos mais sérios ou preocupantes.

           No entanto, a precaução maior deverá estar focada na realização adequada da coleta, que deverá ser realizada por um profissional com habilidades para escolher a melhor área, a extensão correta, o material adequado, enfim, cuidados e detalhes que serão muito importantes na formulação final de uma hipótese diagnóstica.

           O material colhido através da biópsia deverá ser conservado em solução de formol à 10%, em frasco previamente identificado, com os dados do paciente e o tipo de material, seja ele, na forma de fragmentos, esfregaços em lâminas, líquidos, etc., e enviado à um laboratório especializado em Patologia Clínica, para avaliação de um Médico Patologista, o qual, inicialmente, dará andamento à todo o processamento da amostra, desde a preparação, análise macroscópica e microscópica, até a emissão de um laudo denominado histopatológico, onde constarão: características físicas e quando necessário químicas do material analisado, demonstrando assim as alterações encontradas, indicando em muitos casos um diagnóstico seguro e definitivo.

Tipos de Biópsia ( “alguns exemplos”)



Na cavidade bucal: biópsia por punção, aspiração e excisão

Excisional: é aquela na qual toda a lesão é removida no procedimento, sendo indicada para tumores pequenos e superficiais.

Incisional: indicadas para tumores maiores e profundos, remove-se um fragmento da lesão através de incisão cirúrgica

Por agulha ( obtenção do material necessário através de punção)

Externas (pele e mucosas)

Obs:alguns cuidados técnicos devem ser respeitados a fim de minimizar o risco de disseminação local de doença e não prejudicar a cirurgia definitiva.


Fontes: www.infoescola.com
           www.cco.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário