sábado, 16 de outubro de 2010

Artrite REUMATÓIDE JUVENIL

Nomes alternativos:

ARJ, poliartrite juvenil crônica, doença de Still

Definição:

Doença inflamatória crônica que pode ocasionar danos nas articulações ou tecidos conjuntivos. O início da doença ocorre antes dos 16 anos.

Causas, incidência e fatores de risco:

Acredita-se que a ARJ pertença à classe de doenças do colágeno (as doenças relacionadas com o tecido conjuntivo). É uma doença complicada. A manifestação primária é a artrite, mas a doença pode envolver outros sistemas do corpo tais como o coração e seu revestimento (pericárdio), os pulmões e seu revestimento (pleura), os olhos e a pele. A artrite sistêmica afeta 20% das pessoas com artrite juvenil e apresenta sintomas como febreerupção e baço dilatado (esplenomegalia) além deinflamação articular. Geralmente a ARJ se divide em 5 grandes grupos, dependendo se um grande número de articulações está envolvido ou se são poucas, se o fator reumatóide (um exame de sangue) é positivo ou negativo e se os olhos estão envolvidos ou não:
  • muitas articulações afetadas e uma fator reumatóide positivo
  • muitas articulações afetadas e fator reumatóide negativo
  • poucas articulações afetadas e anticorpo antinuclear positivo
  • poucas articulações afetadas e antígeno HLA-B27 superficial positivo
  • ARJ sistêmico (em todo o corpo)
A determinação da categoria é geralmente feita por um especialista em reumatologia.O início da artrite pode ser lento ou extremamente rápido. Um primeiro sinal do início lento pode ser rigidez matinal. A artrite de ARJ é caracterizada por articulações inchadas e dolorosas principalmente com movimento e ás vezes com toque. A pele sobre a articulação geralmente não é vermelha mas pode ser. A forma sistêmica da ARJ pode aparecer inicialmente com febre alta, calafrios e erupções, mas sem dor articular. Na forma sistêmica, a artrite pode se desenvolver meses após o aparecimento da febre. As duas formas de ARJ, onde há poucas articulações envolvidas, freqüentemente estão associadas com doença ocular. A forma mais grave de doença ocular, a iridociclite crônica da ARJ, pode levar a problemas visuais ou cegueira. A forma mais leve de doença ocular associada com ARJ é a iridociclite aguda, a qual geralmente regride espontaneamente, sem danos permanentes. A causa da artrite reumatóide juvenil é desconhecida. O crescimento pode ser afetado durante os períodos ativos da doença. Meninas são mais afetadas que meninos. O início da doença ocorre com mais freqüência entre 2 e 5 anos e entre os 9 e 12 anos. Os fatores de risco são antecedentes familiares e infecção ou vacina recente de rubéola.


Sintomas:

Sintomas gerais:
Sintomas relacionados com os olhos:
Outros sintomas:

Sinais e exames:

Também pode haver sinais de :
Os exames incluem:

Tratamento:

O objetivo do tratamento é conservar a mobilidade e funcionamento da articulação e apoiar o paciente e a família durante uma doença crônica prolongada.
Os medicamentos terapêuticos incluem:
  • aspirina
  • agentes antiinflamatórios não-esteróides (AINEs)
  • corticosteróides
  • corticosteróides oftálmicos tópicos
  • midriáticos
  • terapia com ouro
  • agentes de cloroquina
  • agentes imunossupressores (raramente utilizados em crianças)
Obs.: fale com o médico antes de administrar AINEs a crianças.
Fisioterapia e programas de exercícios podem ser recomendados. Procedimentos cirúrgicos podem ser indicados, incluindo substituição da articulação.

Expectativas (prognóstico):

A ARJ raramente é fatal. Longos períodos de remissão espontânea são típicos. Freqüentemente, a ARJ melhora ou entra em remissão na puberdade. Aproximadamente 75% dos pacientes de ARJ entram em remissão com um mínimo de perda de função e deformidades.
estresse causado pela doença geralmente pode ser aliviado por meio da participação em um grupo de apoio, onde os membros compartilham experiências e problemas em comum. Veja grupo de apoio para artrite.

Complicações

Solicitação de assistência médica:

Marque uma consulta com seu médico se notar sintomas de artrite reumatóide juvenil. Solicite assistência médica se os sintomas piorarem, não melhorarem com o tratamento ou se novos sintomas se desenvolverem.

Prevenção:

Não há prevenção conhecida para a ARJ.



FONTE: DR. TANGO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário